Na quarta-feira, 24 de agosto, o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, participou de uma reunião com o diretor no Centro Administrativo da Secretaria de Obras do Estado, Gentil Furlin, prestando contas dos recursos destinados ao município através do programa Nenhuma Casa sem Banheiro.
O programa está corrigindo um problema histórico de déficit sanitário, e a prefeitura trabalha no sistema de drenagem urbana das áreas atendidas.
O primeiro bairro contemplado com o programa foi o Lôndero, cujas obras já estão em execução. Em Porto Alegre, o prefeito antecipou a prestação de contas com foco na abertura de uma nova etapa do programa. Na próxima semana será aberta a licitação para as obras no Bairro Cristo Rei.
Muitas vezes, os municípios não prestam contas de forma correta dos recursos recebidos e, por esse motivo, apontamentos inviabilizam contratações e novos convênios – como aconteceu com o processo da EMEI Dona Anita, referente a uma carência de prestação de contas de 2019, que acabou inviabilizando novos convênios com FNDE com município.
– Prestar contas dos recursos públicos é uma obrigação de todo gestor. A expectativa é que nos próximos 60 dias seja finalizada a execução desses 20 banheiros autorizados pelo estado, e logo após o pleito eleitoral seja aberta a nova etapa do programa – destacou João Luiz.
*Com informações da prefeitura de São Sepé
Leia todas as notícias